Promotor
Museu do Oriente (Fundação Oriente)
Breve Introdução
CURSO PLANTAS BÍBLICAS
DATAS Sábado | 23 Novembro
HORAS 14.00 às 18.00
PÚBLICO ALVO M/16 anos [idade indicativa]
PARTICIPANTES Mín. 15, Máx. 24
PREÇO | € 40
Neste curso estudaremos as plantas que, sob uma perspectiva simbólica e teológica, são com maior frequência referidas nas Sagradas Escrituras (Antigo e Novo Testamento). Apresentaremos, igualmente, plantas que foram importantes para a economia de Canaã e que são também elas mencionadas na Bíblia. Estudaremos alguns exemplos da simbologia das plantas na Arte Sacra Medieval e Renascentista.
Veremos centenas de imagens de plantas e locais bíblicos, complementadas por dezenas de plantas e produtos produzidos a partir das mesmas.
Algumas das questões às quais procuraremos responder, serão, por exemplo: (1) De que madeira era feita a Arca da Aliança; (2) O que era o maná caído do Céu? (3) Que planta era a sarça-ardente; (4) O que eram os lírios-do-vale e a Rosa de Sharon elogiados no Cântico dos Cânticos; (5) Que simbologia estava associada à romã; (6) Que plantas eram utilizadas nos óleos de unção; (7) De onde provinha o incenso e a mirra e qual a simbologia a eles associada; (8) Qual a simbologia das folhas de palmeira (ramos de palma); (9) Qual a madeira utilizada para fazer a Cruz de Cristo; (10) A Coroa-de-Espinhos foi feita a partir de que planta; (11) Qual é a Árvore-da-Vida; (12) Qual era o significado das cerejas, morangos, nozes, peras e maçãs na arte sacra.
Luís Mendonça de Carvalho é biólogo (UTAD), mestre em bioquímica de plantas (Universidade de Lisboa), doutor em sistemática e morfologia de plantas (Universidade de Coimbra), visiting scholar na Universidade de Harvard, professor no Instituto Politécnico de Beja e director do Museu Botânico de Beja.
Em caso de desistência:
Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da actividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados. Caso a actividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.
Para mais informações contactar [email protected]