Promotor
Toca das Artes - Núcleo Cultural
Sinopse
A ideia original para este evento surgiu quando me apercebi de que a estética da agência estava a caminhar para um rumo específico, no que toca ao mercado da música independente.
O facto do lema interno da ATOMS ser trabalhar somente com artistas portugueses que cantam em Português fez com que a estética da agência, apesar de conter géneros distintos, começasse a ganhar uma identidade própria e homogénea.
Para além disso, por ter começado como uma agência de uma pessoa só, os diversos artistas são semelhantes no que toca a público e tipo de mercado, sendo que a seleção de artistas foi inteiramente feita a partir do meu gosto pessoal em paralelo com a qualidade musical de cada um dos artistas.
Por estas razões, decidi organizar um evento que juntasse diversos artistas com elementos em comum, em duas noites de celebração da nossa música portuguesa independente, que considero ser extremamente ampla e de grande qualidade.
Tiago Rodrigues de Matos, fundador e CEO da agência ATOMS MGMT.
No ANIVERSÁRIO ATÓMICO, teremos concertos de música com influências de MPB, jazz e fusão de estilos, como é o caso de MALVA e BILOBA.
Teremos também presente o amplo mundo do rock português, com Sogranora, Mt. Roshi e bonança.
E haverá ainda espaço para um universo mais experimental e de fusão mais assente com o concerto de Xico Gaiato, adição mais recente ao catálogo da agência.
Ficha Artística
MALVA
Carolina Viana, natural de Viana do Castelo e com sede no Porto, surgiu no panorama musical com redoma, dupla portuense que formou com a produtora Joana Rodrigues.
A vontade de expor um trabalho musical a solo veio de uma inquietação antiga, a de querer expressar-se em nome próprio e ter uma voz.
Voz essa que procura um universo diferente daquele que explorou até então.
Surge assim MALVA, o resultado dessa procura e experimentação individualista.
MALVA é a emancipação de alguém que se diz artista, mas que nunca fez nada sozinha.
É a emancipação de alguém que apesar de não ter as ferramentas, as pede emprestadas e grava dentro das quatro paredes do seu próprio quarto.
É a emancipação de uma dor que foi amor e que desagua, finalmente, num mar de canções.
BILOBA
BILOBA é um projeto musical nascido em Lisboa, em 2019, do imaginário do contrabaixista e compositor Francisco Nogueira.
Na procura de um som próprio, caracteriza-se pelo género Alternativo, indo beber desde o Rock ao Hip Hop, com influências enraizadas no Jazz. Foi pelas salas do Hot Club Portugal / Escola de Jazz Luiz Villas-Boas que o grupo se encontrou e nasceu ‘BILOBA.
Com idades entre os 25 e os 32, a dar os primeiros passos no panorama musical nacional, contam-se Nazaré da Silva (vocalista e teclista), Simão Bárcia e Diogo Lourenço (guitarristas), Miguel Fernández (baterista) e Francisco Nogueira (cantor, compositor, baixista e letrista).
Após o lançamento do EP ‘Biloba’, da participação no CD ‘Novos Talentos FNAC 2022’ e de pisar diferentes palcos como o do Festival Termómetro, Musicbox e Festival Emergente, surge o desafio de lançar o primeiro álbum de longa duração intitulado ‘Sala de Espera’, com o apoio da Fundação GDA.
Xico Gaiato
Xico Gaiato é a persona que Francisco Barata utiliza para expressar abertamente as suasemoções e observações pessoais da vida.
Natural da Beira Interior, um dos objetivos principais é criar visões e frustrações a partir de tudo o que é vivo, através da música que compõe e das performances que encena.
Gaiato vive na ânsia de tentar abrir olhos e mentes, mesmo que faça isso com performances que as pessoas não estão à espera de encontrar, e que possam por vezes proporcionar uma sensação de choque ou estranheza.
Há uma luta presente neste projeto, relacionada com a intenção de demonstrar que a Beira Interior tem uma cultura única em Portugal e também mostrar que a descentralização é importante e fundamental para a evolução do panorama musical português.
Em 2025, Xico Gaiato irá editar o seu álbum de estreia, o primeiro passo de uma carreira que já se revela promissora, e que conta com o apoio da Câmara Municipal do Fundão.
Informações Adicionais
MALVA – 19h30
BILOBA – 20h45
Xico Gaiato – 22h