Promotor
Museu do Oriente (Fundação Oriente)
Breve Introdução
INICIAÇÃO À TECELAGEM MANUAL
Oficina
Com Isabel Bordaleiro
DATA Sábado | 15 Fevereiro [ESGOTADO) 15 Março [Nova Data]
HORAS | 10.00 às 18.00
PARTICIPANTES |Mín. 3, Máx. 5
PREÇO | €80 [inclui materiais]
Promover as artes e ofícios tradicionais, criar pontes e dinâmicas com as colecções do Museu do Oriente num contexto lúdico-pedagógico são os grandes objectivos desta oficina, que terá como ponto de partida e de inspiração um objecto exposto. A oficina será orientada por forma a garantir uma iniciação às técnicas de tecelagem manual de baixo liço, num universo pleno de cor, texturas e padrões. Cada um dos participantes terá ao dispor um tear de quatro quadros e uma urdideira onde, depois da seleção das fibras, vai urdir, montar a teia no tear e tecer uma pequena banda de tecido que levará consigo para casa.
Isabel Bordaleiro (www.isabelbordaleiro.com) é artesã, formadora do Instituto de Emprego e Formação Profissional desde 1998 e do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua - Ministério da Educação desde 2001. Descobre a sua vocação em várias ações de formação na área da tecelagem manual e tapeçaria, entre as quais se destaca um curso ministrado pela Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva. Inicia o seu percurso profissional em 1989 e conta com vários prémios na categoria de Artesanato Contemporâneo. Na sua oficina, à recuperação das técnicas ancestrais junta criatividade e experimentalismo, num processo que lhe permite desenvolver novas texturas e estruturas ao nível do têxtil manual. Na vertente do ensino e formação profissional participou, como formadora, em inúmeros cursos promovidos por diversas entidades, nomeadamente o Instituto de Emprego e Formação Profissional. Atualmente orienta estágios de alunos de cursos artísticos de diversos agrupamentos escolares e apoia regularmente alguns grupos de trabalho.
Em caso de desistência:
Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da actividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados.
Caso a actividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.
Para mais informações contactar
[email protected]
Preços