Promotor
Museu do Oriente (Fundação Oriente)
Breve Introdução
A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS: NA CHINA
Com João Pedro Oliveira
DATA | Sábado | 31 janeiro
HORAS | 10.00 às 13.00
PARTICIPANTES | Mín. 8, Máx. 25
PREÇO | €30
Todas as línguas possuem provérbios que encerram em si sabedoria popular. A língua chinesa, porém, possui um grande manancial de provérbios chamados chengyu (??), todos eles com quatro caracteres e a maioria em língua arcaica, que conservam principalmente a tradição literária. Estes são geralmente retirados dos principais anais históricos, contendo os supostos ditos das grandes figuras e os grandes eventos históricos, dos tratados filosóficos ou das grandes narrativas da China. Misturando história, filosofia e literatura, portanto, os chengyu são como que uma súmula da cultura milenar chinesa, pelo que é normal na China publicarem-se longos dicionários destes provérbios ou colecções de histórias que explicam o seu significado, o momento histórico, dito filosófico ou narrativa que o originou, e o seu uso corrente.
Nesta sessão, iremos introduzir alguns dos chengyu mais relevantes, conhecendo, através dele, um pouco mais sobre a história, filosofia e das grandes narrativas da China.
João Pedro Oliveira Doutorado em Estudos de Cultura pela Universidade Católica Portuguesa, membro fundador do Asian Hub e bolseiro da Fundação Oriente. Lecciona regularmente sobre tradições culturais e religiosas da Ásia, além de se dedicar à prática, performance e divulgação de músicas do mundo.
Em caso de desistência:
Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da actividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados. Caso a actividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.
Para mais informações contactar [email protected]
Preços